19/04/2010

Terapia: a busca pelo autoconhecimento

Diversas vezes fui questionada sobre a informação de que todo mundo precisa de psicoterapia. Eu discordo. Como psicóloga, não posso concordar com uma idéia tão generalista e simplista. Mas também não posso negar que um número cada vez maior de pessoas vem apresentando demanda psicoterapêutica - e isso, em parte, deve-se à popularidade que a psicoterapia e os transtornos ditos emocionais vêm adquirindo, perdendo, felizmente, o estigma de doença mental.

Na minha experiência como psicóloga clínica, sou levada ao encontro de diversas pessoas que apresentam as mais diferentes demandas. A maioria, entretanto, anseia por alguma mudança que ainda não consegue concretizar sozinha ou mesmo não identifica.

Dividir o compromisso desta viagem rumo ao seu íntimo com o psicoterapeuta, creditando a ele o papel de especialista, dá ao paciente a segurança e o conforto tão necessários para iniciar esta jornada muitas vezes gratificante, mas intercalada por situações difíceis e desafiadoras.

Quando a busca por respostas para viver e superar uma situação de crise, desconforto, insegurança, recomeço, luto, tomada de decisão etc. chega às mãos de um psicoterapeuta, encontra um olhar e uma escuta diferenciados, preparados para acolher, guiar e acompanhar numa estrada escura e desconhecida chamada autoconhecimento.

O psicoterapeuta é quem inicialmente carrega a lanterna que clareia as encruzilhadas, os bichos estranhos e as belas paisagens que esta estrada possui. No entanto, à medida que o paciente adapta a sua visão e a sua aceitação a este seu mundo nunca antes vasculhado, ao mesmo tempo em que identifica e efetiva as mudanças que trarão a sua saúde psíquica e emocional, torna-se capacitado, gradativamente, para manusear a lanterna, mas ainda sem prescindir da companhia do especialista.

Para quem se interessa em entrar num processo de psicoterapia, é importante saber que o bom andamento do tratamento depende, entre outros fatores, da parceria de confiança e honestidade que se estabelece entre paciente e psicoterapeuta, assim como do compromisso do paciente em apropriar-se do seu processo de mudança e cura.

10 comentários:

  1. Gostaria de reforçar o que foi colocado a respeito da importância da entrega do paciente ao processo que é inteiramente seu. É um envolvimento intenso e corajoso ao passo que, ao mesmo tempo, se apresenta também frágil e arredio, mas é um processo que continua sendo necessário pela demanda que o alimenta. Que aos nossos pacientes recaiam essa consciência de estar e ser nesse processo de psicoterapia.
    Andreza Almeida
    Psicóloga Clínica e Orientadora Profissional

    ResponderExcluir
  2. Lívia parabéns pela iniciativa, ser autoral não é fácil, mas é gratificante.

    ResponderExcluir
  3. Agora que os comentários foram corrigidos - problema de ordem técnica - digo que o seu Blog, além de um excelente design, tem um texto sincero, bem escrito e objetivo. Parabéns!Bjos

    ResponderExcluir
  4. ola muito bom , leia o blog sobralensedagemma.blogspot.com-
    ja dicionei aos favoritos, se quiser me enviar algo .
    gemma

    ResponderExcluir
  5. Lívia que legal o seu blog! Sempre admirei o seu talento e superação...sou agora uma seguidora do seu blog...amei mesmo, bjs e que Deus te ilumine sempre!!!!

    ResponderExcluir
  6. Lívia,

    Me parece que você não é, afinal, tão avessa a tecnologia assim! Meus parabéns, adorei essa sua iniciativa e vou acompanhar de perto seu blog.

    Beijos,

    ResponderExcluir
  7. De fato "tive" que aderir às redes sociais e confesso que estou gostando muito! ;-)
    A companhia de vcs tem me ajudado bastante a persistir nesta nova jornada!
    Obrigada pelo carinho e pelo incentivo!

    ResponderExcluir
  8. "Devemos praticar firmemente a paz,imaginando nossa mente como um lago sempre calmo e sem agitações e aos poucos, desenvolver esse estado de paz até que nenhum acontecimento, nenhuma outra personalidade seja capaz de encrespar a superfície do lago ou despertar em nós sentimentos de irritabilidade,depressão ou dúvidas."(Dr.Edward Bach)
    Adorei sua reflexão e me fez pensar nas expectativas das pessoas em relação à terapia.
    Muita gente procura esperando uma resposta mágica que resolva os problemas de sua vida.É claro que, existem as que procuram esperando uma orientação,um conselho,um passo de como fazer ou seguir.
    Em essência, acredito eu, que a psicoterapia busca exatamente o que o texto nos coloca,realmente o indivíduo terá melhores condições de lidar e responder as suas dificuldades, apenas se ele tomar novas atitudes em sua vida.
    Parabéns pelo blog, muito rico e de muito bom gosto.Agora que sou sua fã mesmo.
    Beijos.
    Fabíola Lima Gurgel

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o seu texto Livinha!!

    Vou acompanhar daqui de Sp!

    Beijos
    Yuska Felicio
    Mestranda em Psicologia Escolar - Puc-Sp

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo blog muito interessante, adora assuntos sobre autoconhecimento, venho fazendo a busca interior há alguns anos, descobri vários sites bacanas, como esse, sobre o assunto,entre os meus favoritos está o www.guiadabusca.com.br, é umsite voltado para o autoconhecimento onde dá dicas de cursos,livros,eventos e profissionais.
    É realmente um GUIA!!!Mas,existem outros maravilhosos para quem quer fazer essa jornada!!!
    LindoBlog!!!

    ResponderExcluir